Regiões Vinícolas

Regiões vinícolas da Alemanha: um solo rico que produz preciosidades

Na Alemanha, as uvas têm propriedades especiais. Nos solos ricos das 13 regiões produtoras, as castas nobres sentem-se em casa, deste o adstringente Riesling até o floral Spätburgunder. Influenciadas pelo clima, as uvas crescem tipicamente leves e frutadas, cheias de encanto, charme e caráter.

Região vinícola Pfalz: mais Riesling, impossível

A região vinícola do Palatinado, denominada oficialmente de Pfalz liga diversas cidades produtores de vinho, de Bockenheim, ao norte, a Schweigen, na fronteira com a França.

Metade das videiras do Palatinado fica no trecho da rota na montanhas centrais de Haardt, enquanto a outra metade fica no trecho sul da rota. Na região são cultivadas cerca de 45 castas de uvas brancas e 22 de uvas tintas. Com mais de 5.000 hectares de área cultivada, cerca de 25% dos vinhedos da região Pfalz cultivam a varietal Riesling, fazendo da região a maior produtora dessa casta no mundo, juntamente com a região Mosel. No sul da Rota de Vinhos, as varietais Gewürztraminer e Scheurebe encontram condições ideais de cultivo. Cerca de 40% dos vinhedos do Palatinado estão ocupados por varietais tintas como Dornfelder, Portugieser, Spätburgunder ou Pinot Noir, fazendo da região uma das grandes produtoras de vinhos tintos na Alemanha.

A variedade dos solos dos vinhedos em Pfalz permitem cultivar uma grande variedade de uvas. Praticamente metade da área é composta de arenito de cor, com grande proporção de rochas nos limites das montanhas Haardt e areia nos locais mais baixos. Aqui crescem e são produzidos vinhos leves e elegantes. Solos de calcário erodido são especiais para o cultivo de fortes Pinots. Na região encontram-se também solos de ardósia, rocha basáltica e loess (sedimento fértil de cor amarela que só existe em algumas partes da Europa e da China).

O fato de que a estação de festas do vinho já começa em março, com a Festa das Amendoeiras em Flor, já diz muito sobre o clima ameno para a produção vinícola em Pfalz. É raro acontecer que um inverno rigoroso gele as videiras, ou que um verão muito quente deixe as uvas secarem. A natureza é generosa e presenteia a região com 2.000 horas de sol por ano e um outono tardio e dourado. E há apenas 500 litros de chuva por metro quadrado.

A região vinícola Mosel: os mais finos Rieslings

Os rios Mosela, Sarre e Ruwer deslizam por curvas estreitas e tortuosas através de um território no qual os celtas e os romanos já cultivavam vinho 2.000 anos atrás. A região do Mosela, que leva a denominação alemã Mosel, é a mais antiga região vinícola da Alemanha e a maior região de cultivo de vinho em encostas. As encostas e terraços voltados para o sul ou sudoeste proporcionam um microclima excelente para as uvas, como também para plantas e animais raros. Por isso, os vinhos minerais e elegantes do Riesling das encostas, produzidos na região do Mosela, Sarre e Ruwer, estão entre os melhores vinhos brancos do mundo.